Antes de comprar um produto ou contratar um serviço, a maioria dos consumidores vão em busca de referências sobre a empresa antes de fechar negócio.
Isso é muito comum e com transportes de veículos não deve ser diferente. Existem questões que devem ser decisivas na hora de escolher com quem transportar. Por isso separamos nesse post o que você precisa saber antes de contratar uma transportadora para seu veículo.
Normas reguladoras e medidas de segurança
Antes de contratar uma transportadora para seu veículo, é bom se certificar que ela está em dia com a fiscalização. Isso vai garantir que não haja problemas com a carga durante o caminho, nem que ela esteja passível de penalização, que pode atrasar todo o processo.
A empresa também precisa garantir segurança aos seus serviços. Assim, os seguros são essenciais. Um deles é o RCTR-C que é o seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga. Ele é obrigatório para o sistema rodoviário. Quando acontece um imprevisto, ele indeniza as empresas e consequentemente, os clientes. Os danos cobertos são:
- Capotagem;
- Colisão;
- Incêndio entre outros.
Por isso é importante saber se a empresa conta com esse e outros tipos de seguro.
Planejamento Logístico e tipos de transporte
Para que o transporte opere de maneira segura e qualidade, ela precisa ter um planejamento estratégico. Essa adoção é fundamental para ter uma visão geral dos processos, além de otimizar os serviços para aumentar a eficiência.
Podemos considerar também que um bom planejamento ajuda na redução de custos o que acaba sendo benéfico a todos.
Como os veículos são transportados, depende muito da necessidade e do tipo de veículo. Na maioria dos casos, os tipos de veículos mais usados para transportar são:
- Cegonhas;
- Guincho;
- Prancha.
Dependendo do tipo de veículo, siders também podem ser uma opção.
Treinamento e documentação
É bom optar por uma transportadora em quem os colaboradores sejam bem treinados, especialmente os motoristas. Isso porque, os veículos são bens de grande valor, e a saúde e segurança dos motoristas devem vir em primeiro lugar. Tudo deve ser preparado nos mínimos detalhes.
A documentação da empresa deve estar em dia. Fique de olho se a empresa vai emitir a documentação necessária para realizar o transporte seguro e se ela possui certificações que aumentam sua credibilidade.
Assim, é possível contratar uma empresa de qualidade que levara seu veículo, moto ou frota de maneira segura para qualquer lugar do Brasil.