BR Logis

Logo-02

Documentação necessária ao transportar um veículo

Índice

Como sabemos, hoje em dia a burocracia é muito importante, e durante o transporte de veículos não é diferente. Existem documentações estritamente necessárias para realizar a movimentação desses bens, de uma maneira que não gere problemas com relação ao meio de transporte, nem com os itens transportados.

E mesmo que isso pareça ser um processo complicado e demorado, os resultados ao final são muito benéficos, já que, isso evita que inúmeras complicações venham a acontecer. Portanto, vamos ver aqui uma lista dos documentos indispensáveis na hora de transportar um veículo

A carteira nacional de habilitação é fundamental na hora de transportar um veículo

Obviamente, o motorista que fará o carregamento dos bens deve ter a CNH adequada para o tipo de automóvel em que será feito o porte dos itens, também ela precisa estar atualizada e dentro do prazo de validade.

Isso evita multas e a possível perda do veículo da transportadora.

NF-e – nota fiscal eletrônica e Danfe

Ambos desses documentos têm a função de garantir a origem e o destino do produto, também servem para a correta arrecadação de impostos pelo estado.

A diferença entre eles é que um é digital e facilita o rastreamento da carga pelo cliente (NF-e), e o outro é impresso e serve para confirmar a entrega do bem transportado, com a assinatura do recebedor.

MDF-e – Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais


Esse documento eletrônico confirma que os veículos utilizados pela empresa de transporte são terceirizados. Fazendo com que a fiscalização seja agilizada, e ajudando para o controle legal dos veículos.

CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do veículo

Evidentemente a transportadora deve estar com a documentação dos seus veículos em dia para evitar complicações com a lei.

Além disso, o licenciamento é a garantia que a empresa pagou todos os impostos devidos para o uso do veículo, como, por exemplo: DPVAT e IPVA.

CT-e – Conhecimento de Transporte eletrônico

Muito importante também, esse documento eletrônico permite que sejam feitas viagens entre cidades e estados. Ele é autorizado pela polícia federal, e deve ser feita a validação com a assinatura digital da empresa, o CT-e também é conectado à base de dados da receita federal.  

RCTR-C – Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas

Esse documento junto do seguro, serve para proteger e indenizar o motorista que sofre algum acidente em veículos da empresa. Ele tem validade em todo o território nacional, e cobre sinistros como batidas, tombamentos, atropelamentos e outros. 

Últimas postagens: