BRLogis

Quais os riscos de transportar um veículo com documentação atrasada?

Índice

Quais os riscos de transportar um veículo com documentação atrasada?

Entenda o que significa estar com o documento atrasado

Todos os anos, proprietários de veículos novos ou não, devem pagar as taxas obrigatórias para seguir circulando de forma regular pelo trânsito. Todos os tipos de veículos devem estar licenciados para poderem circular pelas ruas dentro da legislação vigente.

O licenciamento, consiste no pagamento anual das seguintes taxas:

  • IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores;
  • DPVAT – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres;
  • Taxa de expedição do novo CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos;
  • Multas de trânsito que não foram pagas até o momento do licenciamento.

Esses itens são indispensáveis para que o licenciamento seja renovado. Assim, quando não há o pagamento dessas taxas, consequências negativas são acarretadas ao proprietário do veículo.

Problemas decorrentes do documento em atraso

Primeiramente, não é possível renovar o licenciamento do veículo que os débitos estiverem atrasados. Além disso, o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, prevê penalidades para o descumprimento dessa lei. De acordo com o art. 230 inciso V do código, os veículos não licenciados deverão ser removidos e, é prevista a aplicação de infração gravíssima, no total de R$ 293,47.

Mas, não é só isso. Como é considerada gravíssima, 07 pontos serão somados na CNH do proprietário.

Sendo assim, é muito importante estar com os débitos em dia.

Vale lembrar, que mesmo com muitos motivos de discussão, ainda é legal a apreensão do veículo com a documentação atrasada, e que todas as despesas geradas (administrativas, guinchos, estadia) são de responsabilidade do proprietário.

Transporte de veículos com documentação atrasada

Esse transporte passa a ser arriscado e não deve ser realizado, pois uma vez prevista na lei, a polícia rodoviária federal tem por direito atuar o veículo transportado, se constatado problemas com a documentação.

Se você pretende transportar um veículo de situação irregular, o mais seguro mesmo é que a situação seja regularizada antes do transporte, para não haver problemas.

Como regularizar e evitar multa por atraso

O primeiro passo para regularizar seu veículo e transportá-lo com segurança, é verificar os débitos do veículo. Isso é possível pelo site do DETRAN ou pela Secretária da Fazendo do estado onde o carro foi comprado.

Mesmo que tenha índice de juros, os débitos podem ser parcelados, para facilitar a quitação da dívida. Lembrando que esse tipo de opção deve ser consultado na Secretaria da Fazenda de cada estado.

Você também pode consultar um despachante para ver o parcelamento do licenciamento, caso seja possível no seu estado.

Depois de quitar todos os débitos é só entrar em contato com o DETRAN e solicitar o novo CRLV, evitando multas por documentação atrasada.

Depois disso, fica mais seguro ainda transportar seu veículo para onde precisar! E para isso você poderá contar com a BRLogis para levar seu carro aonde for, com total segurança.

Últimas postagens: