BR Logis

Logo-02

Curiosidades sobre Caminhões Elétricos

Índice

Caminhões Elétricos

Mobilidade elétrica – esse é um tema muito abordado ultimamente, especialmente pelo setor automotivo. Já existem empresas como a Volvo e Volkswagen que estão começando a oferecer opções de elétricos.

A movimentação desse tipo de veículos no trânsito deve começar em larga escala em breve. Pensando nisso, a Br Logis trouxe algumas curiosidades sobre caminhões elétricos:

Caminhões elétricos podem dar curto-circuito?

Essa é uma pergunta frequente, especialmente quando o tema é enchente. Muitas pessoas deixam de adquirir veículos elétricos por conta desse tipo de mito. Mas independente do tipo de veículo, os motores são completamente vedados e passam por testes e simulações de contato com a água. Sendo assim, as chances do contato com as partes elétricas são nulas.

Autonomia

A autonomia de um caminhão elétrico é analisada de acordo com seu percurso. A autonomia mais assertiva é aquela que o cliente precisa. A partir daí, podemos escolher o veículo adequado para que ele não descarregue antes do tempo.

A Ambev em exemplo disso, possui caminhões elétricos na frota em rotas com mais paradas. Na aquisição foi feito um estudo para analisar qual o melhor modelo se encaixaria no plano de uso. Comparando com um diesel, com certeza o desempenho é igual ou até melhor.

Suspensão

A suspensão de um caminhão elétrico é pensada de acordo com o mercado de atuação. Os da VWCO, por exemplo, tem uma suspensão pneumática pensando especialmente na proteção da bateria. Ela é mais robusta, pensando no undercar do caminhão e levando em conta o tipo de estradas brasileiras.

Potência e economia

Diferente do que muitos pensam, caminhões elétricos não estão atras dos diesel na potência. Com um trajeto definido, eles não precisam ser abastecidos e precisam de mais potência e torque comparados ao diesel.

Em questões de economia, o consumo geral de um diesel pode ser de 1 litros a cada 03km. Atualmente o preço do diesel passa de 4,00, enquanto o caminhão elétrico consegue fazer até 0,60 por quilometro rodado. Uma redução de 50% por quilometro.

Caminhões serão 100% elétricos?

Por enquanto, não. Assim como no caso de outras tecnologias, os caminhões a diesel ainda vão existir. Porém, a perspectiva é que esse tipo de veículo circule com muito mais presença do que estamos acostumados.

A Br Logis apoia o consumo limpo de energia e em breve anunciará seu novo caminhão elétrico na frota!

Últimas postagens: